Destaques

Crescimento da pandemia do coronavírus no interior de SP é quatro vezes maior que na capital

O estado de São Paulo tem quase 40 mil casos confirmados de coronavírus e passou de 3.200 o número de mortes pela doença.

Mas esse número pode ser muito maior. Segundo a Secretaria de Saúde da capital paulista, se levar em consideração o número de mortes por suspeita de coronavírus, só na cidade de São Paulo, os óbitos saltariam para 4.300.

Cerca de 9 mil pessoas estão internadas em leitos de UTI ou enfermarias em todo o estado.

Enquanto na cidade de São Paulo 87% dos leitos de UTI estão ocupados, a taxa de isolamento está em 47%. O ideal seria 70%.

Mas as autoridades de saúde também estão preocupadas com o avanço da epidemia no interior do estado. Segundo o balanço da Secretaria Estadual de Saúde, em algumas cidades a velocidade de crescimento da epidemia é até quatro vezes maior que na capital paulista.

O secretário de Saúde de São Bernardo e presidente do conselho de secretários municipais de São Paulo, Geraldo Repler, afirmou que a epidemia está chegando com força no interior e as cidades não estão preparadas.

Sonora: “A doença está indo pro interior e com muita força. Muitos municípios não estão preparados. Vou dar o exemplo do meu município. Inauguramos um hospital, com 100 leitos, e 19 leitos de UTI, há quatro dias. Hoje, já tenho 13 pacientes nesses leitos. Hoje, eu já tenho outro serviço com 40 leitos de UTI, 100% ocupados. Se esse número continuar dessa forma, ou crescendo conforme parece ser a tendência, vamos estar numa fase extremamente complicada.”

A previsão é de que até o final do mês todas as cidades do estado de São Paulo já tenham pelo menos um caso confirmado de coronavírus.

Nesta sexta-feira (8), o governo deve anunciar novas medidas para o controle da epidemia, incluindo novas orientações para quarentena, que está prevista para terminar no domingo. Há 15 dias o governador João Doria chegou a anunciar que a partir de segunda-feira poderia flexibilizar a quarentena no interior do estado.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax