Destaques

Governadores que vão importar a Sputinik V ainda definem cronograma

Os governadores das regiões Nordeste e da Amazônia Legal têm se reunido todos os dias desde sábado, para discutir a importação excepcional da vacina contra covid-19 Sputnik V, do instituto russo Gamaleya.
O pedido de compra autorizado pela Anvisa foi feito pelos governos de Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, informou que eles devem voltar a se reunir nesta terça-feira. Dessa vez, com representantes da vacina na Rússia para definir o cronograma de entrega.
Dos 37 milhões de doses da Sputnik V encomendados pelo Consórcio Nordeste, a Anvisa autorizou a importação extraordinária de 928 mil. O número de doses é o suficiente para imunizar 1% da população dos seis estados que podem usar a vacina. Esses imunizantes devem ser utilizados dentro de um estudo de efetividade a ser seguido pelos estados. Os governadores da Região Norte querem comprar mais 8,5 milhões de doses.
Além de limitar a quantidade de vacinas, a Anvisa impôs uma série de condições para o uso da vacina. Entre elas, a vacinação apenas de pessoas de 18 a 60 anos, sem comorbidades e que não sejam gestantes. A vacinação só pode ocorrer em centros de referência e as doses devem ser rastreadas, para monitorar possíveis efeitos adversos.
Além disso, as vacinas precisam passar por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, vinculado à Fiocruz, para verificar se as doses recebidas correspondem à fórmula apresentada à Anvisa.
As reuniões entre os estados ocorreram no sábado e no domingo. Nessa segunda, eles discutiram com a agência reguladora como cumprir todas essas condições.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax