Destaques

STF decide que prorrogação de patentes é inconstitucional

Por nove votos a dois, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional um artigo da Lei de Propriedade Industrial que prorrogava o prazo de proteção de produtos patenteados, em caso de demora de análise dos pedidos pelo INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
O Tribunal atendeu a uma ação de 2016 do Ministério Público. Este ano, a Procuradoria-Geral da República reforçou o pedido de suspensão dos prazos para permitir a fabricação de medicamentos genéricos no país.
O relator Dias Toffoli havia votado na quarta-feira contra a prorrogação das patentes, considerando que o prazo extra prejudicaria o direito de escolha da população.
O ministro foi seguido por Nunes Marques e Alexandre de Moraes. Nessa quinta, outros seis ministros acompanharam o relator: Edson Fachin, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Rosa Weber. Ela argumentou que a extensão do prazo desestimula o desenvolvimento científico.
Apenas Luís Roberto Barroso e Luiz Fux defenderam a constitucionalidade da prorrogação dos prazos das patentes. O ministro Barroso ressaltou que o problema está na demora da análise das patentes pelo INPI.
No país, existem hoje 38 mil patentes válidas e mais de 3 mil com prorrogação autorizada. A proteção varia de 15 a 25 anos, de acordo com o produto. Pela regra até então em vigor, caso ocorresse atraso na aprovação da patente, os prazos seriam prorrogados em até 10 anos. 90% dos produtos com patente de longa duração são farmacêuticos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax