Destaques

Alerj aprova projeto para compra de agricultura familiar durante pandemia

Um Projeto de Lei, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, autoriza a implementação de uma política de compras emergenciais de produtos da agricultura familiar, durante a vigência da calamidade pública decretada em função da pandemia.  

A medida, aprovada em discussão única, nessa quarta-feira (8), também inclui a produção agroecológica, a pesca artesanal, a produção de orgânicos de agricultores radicados no estado e a produção extrativista de comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras. O projeto precisa, ainda, ser sancionado pelo governador Wilson Witzel.

De acordo com o texto, os custos dessa política virão de dotações orçamentárias definidas pelo Poder Executivo. 

O governo ficará responsável pela elaboração dos critérios para implementação da medida, sendo autorizado a convertê-la em política pública permanente.

O deputado estadual Waldeck Carneiro, do PT, autor da proposta, explica que a medida deve alcançar as cadeias produtivas que envolvem trabalhadores mais vulneráveis.

“É uma possibilidade da gente minimizar os impactos econômicos para esses segmentos mais vulnerabilizados”.

O projeto também pede que o governo do estado faça um cadastramento de mulheres produtoras e do papel que elas desempenham nos núcleos produtivo e familiar para que possa ser utilizado em outras ações.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax