Destaques

Parto em tempos de coronavírus causa preocupação em gestantes

A jornalista Sheila Jacob se prepara com dedicação para a chegada da primeira filha, Violeta, no mês de junho.
O aumento dos casos de coronavírus não mudou os planos de realizar o parto em uma maternidade do SUS na capital fluminense, mas a pandemia causa preocupação.
Grávida de 33 semanas do segundo filho, a nutricionista Aline de Oliveira teve a consulta do pré natal adiada por sua obstetra estar com suspeita de coronavírus. O acompanhamento no momento do parto, que deve ser realizado em um hospital privado, ainda está incerto. Emocionada, Aline relata as dificuldades e as perdas, inclusive afetivas que a pandemia impõe.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Febrasgo, preparou um material com recomendações às gestantes. As orientações esclarecem inclusive a ausência de pesquisas que indiquem quais consequências que a infecção pelo novo coronavírus tem na gestação.

Segundo a Febrasgo, a gestante que não tiver sintomas de Covid-19 pode manter sua opção quanto à escolha da instituição para o parto. Já aquelas que apresentarem sintomas, devem discutir com seu médico o melhor local para ter o bebê.

O material destaca que até o momento, as poucas evidências disponíveis demonstram que o risco de contrair o Covid-19 não é maior nas gestantes ou puérperas do que no restante da população.

Diante das incertezas, a procura de informações sobre as possibilidade de realizar um parto domiciliar também tem crescido. A enfermeira obstétrica Ariana Santos, da equipe Sankofa Atendimento Gestacional, relata que o trabalho tem sido de muito esclarecimento às mulheres.

Segundo a enfermeira, para a realização do parto domiciliar são observados protocolos rigorosos, como a ausência de condições de risco e a existência de uma maternidade há até 20 minutos de distância, por exemplo. A grávida precisa também estar com no máximo 32 semanas de gestação, de forma que haja tempo hábil para avaliação das condições da gravidez e estabelecimento de vínculo.

A enfermeira obstétrica explica que houve aumento de procura, mas o número de partos realizados em domicílio pela equipe continua no padrão, porque muitas mulheres procuraram o atendimento já no final da gestação e foram apenas esclarecidas e acolhidas.

Ariana conta que a equipe passou a trabalhar com uma rotina diferenciada, que inclui encontros online e recomendação expressa de quarentena para as gestantes. Ela relata que o momento exigiu também adequações na principal característica do parto domiciliar: a proximidade.

A Defensoria Pública do Estado do Rio enviou nesta semana uma recomendação aos secretários de saúde dos 92 municípios do estado para que o direito garantido por lei à gestante de ter um acompanhante antes, durante e após o parto seja respeitado em todas as unidades de saúde mesmo durante a pandemia.

O comunicado diz que o Plano de Contingência da Atenção Primária à Saúde para o Coronavírus no Rio de Janeiro não exclui esse direito. Segundo a Defensoria, a recomendação pode implicar em ato de improbidade administrativa, se não for atendida, e resultar na adoção de medidas administrativas e judiciais contra os responsáveis.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax