Destaques

Consumidor deve ter cuidado com pontos públicos para carregadores

Você tem o costume de usar carregadores USB oferecidos por estabelecimentos comerciais ou mesmo aqueles totens públicos para carregar aparelho celular ou outro gadget que são dispositivos eletrônicos portáteis?

Então é melhor repensar esse hábito.

Isso porque criminosos podem se aproveitar das falhas de segurança que existem nesses terminais para instalar programas maliciosos no dispositivo que está sendo recarregado. É o que explica o professor do Ibmec Brasília, Alex Rabelo.

“Por conta das tecnologias a gente consegue criar um mini computador de tal forma que essas pessoas – crakers – conseguem criar um software e camuflar nestes locais para roubar os dados dos usuários.”

No Distrito Federal, uma lei regulamentou a instalação desses pontos de recarga em shopping centers. Entre as regras, é preciso que adote tomadas universais e sejam adaptados com informações em braile. Lembrando que o serviço deve ser gratuito.

Alex explica que os estabelecimentos comerciais podem tentar proteger os consumidores desses criminosos tecnológicos. Uma das medidas é colocar um segurança nesses locais para evitar que os infratores possam instalar o dispositivo que vai puxar as informações do cliente. Mas ele garante que é preciso se proteger.

Quem usa os carregadores públicos fica vulnerável. Pode perder os dados pessoais e sofrer extorsão por causa das informações obtidas no aparelho. Além disso, pode ter as contas de instituições financeiras cadastradas invadidas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax