Destaques

Goiás volta a endurecer regras de isolamento social a partir desta terça-feira

A partir desta terça-feira, o estado de goiás volta a ter regras mais duras de isolamento social. O comércio deverá fechar novamente as portas e apenas serviços essenciais, como farmácias e supermercados, vão funcionar. O decreto é assinado pelo governador Ronaldo Caiado.
Segundo o governo, a quarentena será alternada. A partir desta terça-feira o comércio fica fechado 14 dias consecutivos. Em seguida será reaberto pelo mesmo período.
A decisão foi baseada em estudo da Universidade Federal de Goiás que projeta 18 mil mortes pela Covid-19 até setembro. Essa estimativa é para o caso de o poder público e o setor privado não adotarem medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Segundo os pesquisadores, a demanda por leitos de UTI pode chegar a 2 mil em apenas 15 dias. Ao justificar a medida, o governador destacou essa demanda é incompatível, porque o máximo, apesar de todos os esforços, Goiás poderá chegar a 600 leitos.
Caiado afirmou que não vai interferir nas decisões dos prefeitos que queiram não cumprir as recomendações do decreto estadual. Para o governador, caberá a eles, depois, se explicar para a população quando o município quando tiver um impacto maior da doença.
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, afirmou que a capital vai acompanhar as diretrizes do Executivo estadual.
Esta será a segunda vez que Goiás enrijece o isolamento social. A primeira foi no dia 12 de março, quando o estado registrou o primeiro caso de Covid-19. Ronaldo Caiado disse que foi muito criticado na época, mas a decisão foi determinante para que desse tempo para estruturar oito novos hospitais com UTI.
Em abril, um novo decreto flexibilizou as medidas e permitiu a abertura do comércio, salões de beleza e a realização de cultos e missas.
Segundo boletim divulgado esta tarde pela Secretaria da Saúde de Goiás, o estado tem mais de 23 mil casos confirmados e 437 pessoas morreram por contaminação pelo novo coronavírus.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax