Destaques

Câmara discute regras para energia produzida por consumidores

A Câmara dos Deputados discute, nesta quinta-feira, o projeto que institui o marco regulatório para a energia que é produzida pelos próprios consumidores, geralmente por placas de energia solar ou de energia eólica, tanto por residências quanto por empresas.
A principal polêmica do debate é a possibilidade de essa produção própria de energia aumentar a conta de luz de quem não tem os equipamentos.
Para a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, os subsídios dados aos consumidores que investem em energia própria são pagos pelos que não possuem esses minigeradores, como argumentou o superintendente da Aneel, Carlos Alberto Mattar.
Segundo a Aneel, se o projeto em tramitação for aprovado pode gerar custos adicionais de até R$ 60 bilhões para os demais consumidores até 2030, chegando a R$ 120 bilhões com aumentos por causa desses subsídios.
O TCU, tribunal de Contas da União, também apontou, em estudos, que haverá aumento para a energia de quem não tem os equipamentos solares ou eólicos.
Por outro lado, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica questionou a avaliação da Aneel e do TCU argumentando que não foram calculados os benefícios de se investir nos minigeradores de energia, como sustentou o representante do setor Rodrigo Sauaia.
O projeto de lei também tem o apoio do agronegócio. O representante da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, Maciel Aliomir, opinou que o projeto vai reduzir os riscos do setor em relação ao custo da energia.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax