Destaques

Justiça do DF suspende liberação de novas atividades não essenciais

Uma decisão judicial suspendeu a liberação de funcionamento de novas atividades não essenciais no Distrito Federal. A juíza Katia Balbino de Carvalho Ferreira atendeu, nesse sábado (20), ao pedido do Ministério Público Federal, do Trabalho e do Distrito Federal, para impedir o DF de flexibilizar ainda mais o isolamento.

A decisão obriga o governo local a apresentar em dez dias gráficos atualizados sobre o percentual de isolamento na capital; estudos comparativos com previsão da evolução da pandemia, número de UTIS necessárias para atendimento à população e transparência na divulgação da ocupação dos leitos no DF.

O tribunal ainda pede planejamento com critérios técnicos e científicos para aberturas de novas atividades; informações sobre estoques de equipamentos de proteção e insumos; e planejamento para evitar aglomerações no transporte público.

A justiça ainda pede ao Governo Federal que apresente os mecanismos adotados pela União para orientar e coordenar junto com o DF e com as cidades do entorno da capital as medidas de enfrentamento à Covid-19.

Na decisão, a juíza Katia Balbino afirma que a ampliação da abertura das atividades comerciais no Distrito Federal pode criar um colapso sem solução, com consequências irreversíveis para a vida e a saúde da população.

Ela ainda reforça o crescimento exponencial da Covid-19 na Capital, além da inconsistência e falta de transparência dos dados de ocupação de leitos da UTI reservados para a doença.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, já são 32 mil casos confirmados e 405 mortos na capital. Dos 428 leitos de UTI disponíveis para a Covid-19 na rede pública, 281 estão ocupados, o que representa 66% dos leitos. Na rede privada, a taxa de ocupação já é de 85% dos 214 leitos reservados para a doença.

A reportagem entrou em contato com o governo do DF, mas até o fechamento não obteve resposta.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax