Destaques

Universo: 30 anos após registro de foto histórica, momento é de reflexão sobre o Pálido Ponto Azul

Uma fotografia retirada da Terra há exatos 30 anos, mostrou o quão pequeno pode parecer o planeta Terra.
A 6 bilhões de quilômetros daqui, a sonda espacial Voyager I, fez um registro que ficou conhecido como o Pale Blue Dot – Pálido Ponto Azul.

Era a Terra que mesmo iluminada pelos raios solares, mais parecia um ponto de areia num universo absolutamente escuro, como disse o astrônomo americano Carl Sagan.
“Olhem de novo esse ponto. É aqui, é a nossa casa, somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um sobre quem você ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveram as suas vidas. O conjunto da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas confiantes, cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e camponês, cada jovem casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada professor de ética, cada político corrupto, cada “superestrela”, cada “líder supremo”, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali – em um grão de pó suspenso num raio de sol.”

A observação de Sagan, considerado um ícone da divulgação científica no século XX, virou livro que trata da abrangência e das perspectivas da astronomia.

A foto icônica faz parte de uma série de outras imagens feitas pela sonda da Nasa do nosso sistema solar.  É o chamado Retrato de Família.

Bem, mas além de fotografar nosso sistema solar, a Voyager I, lançada ao espaço em 1977, tinha a missão de estudar Júpiter e Saturno, dois gigantes localizados na parte mais externa do nosso conjunto de planetas.
A Voyager foi além! Ultrapassou barreiras e ganhou o espaço interestelar.

E nós vamos falar das comemorações deste 14 de fevereiro, mas também sobre os achados da Voyager, com o astrônomo do Observatório Nacional no Rio de Janeiro Jorge Carvano. 

Universo:  Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. Ouça aqui as edições já veiculadas da série.

* Texto alterado às 11h12 de 14/02/20.&nbs

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax