Destaques

Rio: Metrô faz ação de prevenção e combate à violência contra mulher

Os 15 anos da Lei Maria da Penha estão sendo lembrados por meio de uma ação de prevenção e combate à violência contra a mulher, realizada no metrô do Rio. Até o próximo sábado (7) serão feitas rondas dentro dos vagões femininos, para atendimento e orientação às passageiras.
A iniciativa é coordenada pela Subsecretaria de Estado de Políticas para Mulheres, com apoio da concessionária MetroRio e do Instituto Invepar.
A coordenadora do programa Empoderadas do governo do estado, Erica Paes, orienta as mulheres sobre os canais disponíveis para pedido de ajuda. Ela alerta que o comportamento agressivo do companheiro não melhora com o tempo, mas, pelo contrário, tende a piorar.
Durante as rondas, equipes com profissionais da subsecretaria vão circular em horários específicos pelo sistema metroviário, distribuindo folhetos e orientando. Nas abordagens, as passageiras poderão tirar dúvidas e saber mais sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual. 
A ação também vai disponibilizar, próximo às estações do metrô, o Ônibus Lilás. Equipado com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, a estrutura itinerante vai oferecer atendimento multidisciplinar às vítimas de violência.
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha representa um marco, tornando mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax