Destaques

Acordo retira “distritão” de PEC que prevê mudanças nas eleições

 A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa quarta-feira, por 339 votos a 123, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição que prevê mudanças nas regras eleitorais. Um acordo entre os partidos retirou do texto da relatora, deputada Renata Abreu, do Podemos de São Paulo, o uso do distritão puro nas eleições de 2022 para deputados.
Esse sistema previa a eleição dos candidatos que obtiverem mais votos, sem levar em conta os votos dados aos partidos, como ocorre no atual sistema proporcional.
Durante a votação, o destaque que retirava o distritão do texto foi aprovado pelos parlamentares por 423 votos a favor e 35 contra.
Pelo acordo, haveria a retirada do distritão e a manutenção da volta das coligações partidárias, item que também foi retirado do texto e votado como destaque. Esse item foi aprovado por 333 a favor e 149 contra.
Foi aprovado ainda que os votos dados em mulheres e negros vão contar em dobro para a distribuição do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.
O presidente da Câmara, Arthur Lira determinou que a votação de cinco destaques para encerrar o primeiro turno e o segundo turno da PEC ocorrerá nesta quinta-feira.
Por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição, que altera a Constituição, o texto precisa ser aprovado por três quintos dos parlamentares, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Se aprovado, a matéria segue para o Senado, onde precisa de 49 votos, também em dois turnos. 
Para que essas mudanças comecem a valer nas eleições de 2022, têm que ser aprovadas até o início de outubro.
Com informações da Agência Brasil*
 
 
 
 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax