Destaques

Novas variantes da covid-19 foram encontradas no Rio Grande do Norte

As variantes P1 e P2 da covid-19, foram encontradas em mais um estado: o Rio Grande do Norte. A confirmação é do Instituto de Medicina Tropical, da Universidade Federal do estado, que analisa 91 amostras do coronavírus do estado e também da Paraíba. Ainda não foi divulgado o total dos casos.
Nas amostras da capital potiguar, Natal, recolhidas em janeiro e fevereiro deste ano, foi possível identificar a linhagem P1 encontrada pela 1ª vez em Manaus, em 2 pessoas, no final de dezembro.
Já a variante P2, também confirmada no estado, foi encontrada pela primeira vez no Rio de Janeiro, em julho do ano passado; e, assim como a P1, é considerada preocupante porque é transmitida de forma mais rápida que a cepa original do coronavírus.
O virologista e pesquisador da Fiocruz-Amazônia, Felipe Naveca, afirma que as variantes da covid-19 são mais transmissíveis, e também é possível que as infecções sejam mais graves.
As informações da identificação de novas cepas da covid-19 são atualizadas sempre às quartas-feiras, pelo Ministério da Saúde.
Segundo os últimos dados da pasta, foram notificados 173 casos confirmados da variante P1; em 5 estados: Amazonas, Pará, São Paulo, Roraima e Ceará.
Já a variante do Reino Unido foi encontrada em 9 casos isolados no estado de São Paulo, 2 no Distrito Federal e 1 no Rio de Janeiro.
Ainda não há registro da circulação da variante Sul-africana no Brasil.
Lembrando que, segundo os pesquisadores, as medidas de prevenção ao contágio das variantes da covid-19 são as mesmas para evitar o coronavírus original: manter o distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax