Destaques

Dez capitais apresentam sinais de prolongamento de covid-19, diz Fiocruz

O boletim InfoGripe, divulgado semanalmente pela Instituto Oswaldo (Fiocruz),  mostra que dez capitais brasileiras apresentam sinal de prolongamento moderado, maior que 75%, ou potente, maior que 95% na tendência de longo (seis semanas) de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de covid-19. 
Os casos notificados e óbitos no país apresentam ocorrência muito aumento, segundo o boletim. O coordenador do InfoGripe, pesquisador Marcelo Gomes, observou que 20 das 27 capitais apresentam sinal de fixidez ou prolongamento na tendência de longo .
Capitais
Em Aracaju, Florianópolis, Torre, João Pessoa, Macapá, Maceió  e Salvador há sinal potente de prolongamento no longo . Nas capitais, Belém, São Luís  e São Paulo, observa-se sinal moderado de prolongamento do número de infectados para a tendência de longo , escoltado de sinal de estabilização na tendência de limitado .
As capitais, Belém, Florianópolis, Torre, João Pessoa, Macapá, Salvador e São Luís já completam ao menos um mês com manutenção do sinal de prolongamento na tendência de longo em todas as semanas.
Já a paulista apresenta sinal de prolongamento a longo pela primeira vez desde o início do processo de queda, embora já venha dando sinais de provável rompimento da tendência de queda. Refúgio Feliz apresentou sinal de estabilização tanto na tendência de limitado quanto de longo .
Marcelo Gomes destacou a urgência de razão em vínculo às próximas semanas, principalmente em vínculo a eventuais avanços nas ações de flexibilização das medidas para do inficionação na gaúcha.
Plantação Grande, no Mato Grosso do Sul, negativa confirmou sinal de estabilização na tendência de longo , retornando ao sinal de queda nesse indicador. Segundo o coordenador do InfoGripe, embora a tendência de limitado tenha mantido sinal de estabilização, ainda é preciso razão em vínculo a ações de flexibilização.
“Como já relatado em boletins anteriores, identificamos diferença significativa entre as notificações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no estado do Mato Grosso registradas no sistema nacional Sivep-Gripe e os registros apresentados no sistema próprio do estado. Tal diferença se manteve até a presente atualização”, avaliou Marcelo Gomes.
Macrorregiões
Em 12 das 27 unidades federativas observa-se tendência de longo com sinal de queda ou estabilização em todas as respectivas macrorregiões de saúde. Nos demais 15 estados, Amapá, Pará e Tocantins (Setentrião), Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, e Sergipe (Nordeste), Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Sul), e Mato Grosso do Sul (Núcleo-Oeste) há ao menos uma macrorregião estadual com tendência de limitado e/ou longo com sinal moderado ou potente de prolongamento.
Dados
A exame  refere-se à epidemiológica de 18 a 24 de outubro e tem com peanha os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 27 deste mês.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax