Destaques

Fiocruz desenvolve novo kit de diagnóstico rápido para covid-19

Um kit de diagnóstico para detecção do novo coronavírus, simples, rápido e barato foi desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz, Universidade Federal e Instituto Federal de Santa Catarina, em parceria com a empresa SPK Solutions.
A inovação já teve a patente depositada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
A técnica utilizada é chamada de RT-LAMP. Em testes de validação, com mais de mil amostras, o novo exame teve precisão equivalente ao RT-PCR, considerado como padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19.
Um dos diferenciais é que o novo teste, segundo os pesquisadores, integra todas as etapas do diagnóstico molecular do vírus.
O custo estimado do kit é de R$ 30, menos de um terço do valor de um RT-PCR. O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, e coordenador do projeto, André Pitaluga, afirma que esse valor pode ser ainda mais barato.
Ainda segundo o pesquisador, o gasto de operação para realizar o exame também é menor.
A metodologia pode ser aplicada para amostras da garganta, coletadas com um tipo especial de cotonete, conhecido como swab, introduzido no nariz dos pacientes, e também para amostras de saliva, o que simplifica a coleta.
Agora os pesquisadores estão buscando parceiros para a produção e o fornecimento do kit de diagnóstico.
As próximas etapas do projeto devem contemplar também a fabricação industrial e a submissão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax