Destaques

Daniela Reinehr assume interinamente governo de Santa Catarina

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido)assumiu interinamente, pela segunda vez, o cargo de governadora nesta terça-feira (30). O governador eleito Carlos Moisés (PSL) foi novamente afastado para enfrentar um processo de impeachment. Em outubro do ano passado, ele já havia sido afastado do cargo por autorizar um aumento salarial para procuradores do estado supostamente de forma irregular, mas acabou absolvido e retornou ao cargo.
Dessa vez, o Tribunal Especial de Julgamento, formado por 5 desembargadores e 5 deputados estaduais acatou na última sexta-feira (26) um segundo pedido de abertura de impeachment, afastando o governador por até 120 dias. O novo processo avalia a compra de 200 respiradores pulmonares por R$ 33 milhões sem que os equipamentos tenham sido entregues.
O Tribunal aceitou o pedido para abrir o processo por 6 votos contra 4. A relatora do caso, a desembargadora Rosane Portella Wolf, apontou que houve, no mínimo, omissão juridicamente relevante do governador, que não teria observado os procedimentos legais para compra dos respiradores.
Nas redes sociais, o governador afastado Carlos Moisés afirma que acredita na Justiça e defende que não há justa causa para o impeachment, segundo ele, como já atestaram o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado e a Polícia Federal. Ele afirmou ainda que fará a transição à gestão interina de forma a não prejudicar o enfrentamento à pandemia.
A representação por crime de responsabilidade contra o governador que deu origem ao atual afastamento foi apresentada em agosto do ano passado por 16 pessoas, entre advogados, empresários e profissionais liberais. Quando chegou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a peça também citava a vice-governadora Daniela Reinehr que, segundo os denunciantes, teria sido omissa nas supostas irregularidades cometidas pelo governador. Porém, a Comissão Especial da Assembleia, que analisou o pedido no ano passado, considerou que não havia indícios contra a vice-governadora.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax