Destaques

Universidades Federais se destacam em avaliação do MEC

Os dados do IGC, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição 2019, foram divulgados nesta sexta-feira. Esse índice é popularmente conhecido com a “nota do MEC”. Muitos estudantes buscam essas informações antes de escolher a faculdade que vão cursar, já que ele mede mesmo a qualidade do ensino. As notas vão de 0 a 5. Quanto mais próxima a nota for de 5, melhor deve ser a qualidade da instituição.
De acordo com o IGC de 2019, 71% das instituições de educação superior públicas federais avaliadas atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador. No total, foram cerca de 24 mil cursos avaliados entre 2017 e 2019, em mais de duas mil instituições (públicas e privadas). Boa parte dessas instituições, mais de 87%, são privadas. Mais da metade das instituições avaliadas tiveram nota 3. 
Proporcionalmente, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte apresentaram os melhores resultados no IGC 2019. O Sudeste teve o maior número de instituições na faixa 5, em números absolutos, já que também é a região com mais instituições com IGC calculado. 
No Nordeste, Bahia e Ceará são os estados com a maior quantidade de instituições nas faixas 4 e 5 do indicador. Já no Sul, Paraná e Rio Grande do Sul ocuparam o melhor ranking.
Nenhuma das instituições avaliadas das regiões Centro-Oeste e Norte atingiu a faixa 5 nesta edição. Apesar disso, o Distrito Federal é destaque no Centro-Oeste, com 15 instituições na faixa 4, enquanto o Pará é o estado da região Norte com maior quantidade de instituições nessa faixa.
Essa edição do IGC se refere ao triênio 2017/18 e 19. Esse índice começou a ser calculado em 2007. Se você quer saber a nota de alguma universidade, faculdade ou instituto federal, basta acessar o site do Inep em gov.br/inep.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax