Destaques

Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

A Fundação Osvaldo Cruz deu início a fabricação do primeiro lote de pré-validação da vacina contra a covid-19 com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), 100% nacional, produzido na unidade Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. 
O anúncio representa um marco para a produção autônoma da Astrazeneca no Brasil, já que, até então, a Fiocruz dependia da importação do insumo, que é essencial para garantir que o imunizante atue como planejado.
A previsão é que as doses nacionais comecem a ser entregues no último trimestre do ano. Os lotes estão na fase de expansão celular, quando as células são multiplicadas em meios de cultivo, para depois serem infectadas com o vírus, receberem o tratamento enzimático e, depois, seguirem para as demais etapas. 
A Fiocruz também informou que vai encaminhar para a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a documentação necessária para alteração no registro da vacina, incluindo o novo local de fabricação do IFA.
A fábrica de Bio-Manguinhos permanece com capacidade de produção superior à quantidade de IFA importado e segue negociando o envio de novas remessas da matéria prima para o mês de agosto. A produção, que chegou a bater, nesta semana, mais de 1 milhão 160 mil doses processadas em um só dia, mantém a expectativa de ampliar a capacidade com a instalação de uma terceira linha de processamento final de vacinas.
Além do anúncio, a fundação fez um balanço da distribuição de vacinas até agora: com a entrega de mais um lote nessa sexta-feira, o total disponibilizado ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde ultrapassou 80 milhões de doses. Dessas, 76 milhões foram produzidas no Brasil e 4 milhões foram importadas já prontas do Instituto Serum, na Índia. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax