Brasil

SP inicia busca ativa de crianças para vacinação contra a covid-19

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (21) a busca ativa por crianças que ainda não se vacinaram contra a covid-19 nas escolas municipais. Além de buscar as que não tomaram a primeira dose, o município também vai intensificar a vacinação daqueles menores que já cumpriram o intervalo estabelecido entre as doses.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a maioria das crianças na faixa etária de 5 a 6 anos concentra-se nas escolas municipais. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão preparadas para realizar a imunização nas instituições de ensino da rede municipal e continuar com o atendimento nas unidades. A ação contará com o apoio de técnicos da Vigilância em Saúde da SMS, que são aptos a aplicar as vacinas.

O agendamento das ações de vacinação será realizado pelas UBSs em conjunto com as escolas. As instituições de ensino fornecerão o termo de autorização para que pais ou responsáveis encaminhem as crianças com o documento preenchido e o cartão de vacinação na data programada para a aplicação. Os pais interessados poderão acompanhar a vacinação.

As crianças de 5 anos, imunizadas exclusivamente com vacinas pediátricas da Pfizer, precisam esperar 56 dias ou oito semanas para a segunda dose. Quem tem de 6 a 11 anos, e tomou a primeira dose da Pfizer, deve aguardar o mesmo período. Para aqueles que tomaram a vacina Coronavac, o intervalo é de 28 dias.

Durante a busca ativa por crianças sem vacina, os pais e responsáveis recebem uma cartilha para reforçar a importância da imunização infantil e os cuidados necessários para que as aulas presenciais ocorram de maneira segura.

Vacinômetro

De acordo com o último Boletim Diário Vacinômetro, de 20 de fevereiro de 2022, a cobertura das crianças vacinadas com a primeira dose é de 74,1%. Com a segunda dose a cobertura é de 1,7%, número ainda baixo, porque a segunda dose para as crianças que tomaram a Coronavac começou a ser aplicada na semana passada.

Segundo o boletim, o Total de Crianças de 5 a 11 anos no munícipio é de 1.083.159, portanto estão vacinadas com a primeira dose 802.237 crianças e com a segunda dose, 18.107. 


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo