Destaques

No Futsal, o interior do país assume o lugar de capital do esporte; conheça a história dos times

Pode uma cidade de apenas 30 mil habitantes ser a mais importante do país em um esporte? Carlos Barbosa, na serra gaúcha, é a prova que sim. Em novembro de 2017, o município recebeu o título de capital nacional do futsal, publicado no Diário Oficial da União.
E não é exagero. A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) é a maior vencedora da Liga Nacional da modalidade, com cinco títulos, além de hexacampeã da Libertadores e tricampeã mundial. Uma tradição explicada pelo gestor da equipe, Francis Berté.
Das 21 franquias que disputarão a temporada 2020 da liga nacional, sete estão em cidades com menos de 100 mil habitantes. Caso do Pato Futsal, de Pato Branco, município paranaense de quase 83 mil moradores – e que tomaram as ruas para celebrar o bicampeonato da liga no ano passado. Outra característica é que a maioria dos times se concentra no interior.
Natural do Recife, o ala Bruno Souza está na segunda passagem pelo Carlos Barbosa, e viu a diferença do cotidiano do interior para a capital.
A proximidade também gera memórias emocionantes, como a de Canhoto, ala do Marreco, time de Francisco Beltrão, município com cerca de 91 mil habitantes no Paraná.
A nova cidade a fazer parte do mapa da Liga Nacional de Futsal é Dracena, de 45 mil habitantes, no interior paulista. É a nova casa da Intelli, bicampeã da liga que, no ano passado, teve São Carlos (SP) como sede.
A história da agremiação, porém, é quase toda atrelada a outro pequeno município de São Paulo: Orlândia, com população de 42 mil pessoas, de onde saiu em 2017. Aparecido Donizete Silva, o Cidão, é o presidente da Intelli. Agora dirigente, ele já foi técnico e faz parte do projeto há 35 anos.
A estreia da parceria entre Intelli e Dracena na liga nacional ainda não tem data para ocorrer, já que a competição segue suspensa devido à pandemia do novo coronavírus.
A TV Brasil, enquanto isso, relembra jogos marcantes da última edição, sempre aos domingos, às 11h (de Brasília). Desta vez, será a reprise da vitória do Carlos Barbosa sobre o Joaçaba por 2 a 1, que classificou os gaúchos às quartas de final.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax