Manchetes

Programa pretende ampliar atendimento médico à crianças e mães

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Para aumentar o número de médicos pediatras, obstetras e ginecologistas no atendimento primário, no Brasil, o Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira, o programa Cuida Mais Brasil, que  prevê o repasse de verbas aos município, por meio do SUS. No primeiro ano do programa, o valor destinado é de R$ 194 milhões.
Durante o lançamento, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que o aumento dos especialistas na atenção primária deve ser aos poucos, por falta de profissionais, mas que é um investimento a longo prazo.
A ideia do programa Cuida Mais Brasil é aumentar o número desses especialistas nas equipes de atenção primária, dar mais acesso às famílias de baixa renda e reduzir a mortalidade materno infantil, no Brasil.
A Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, destacou que o pediatra e o ginecologista-obstetra são profissionais importantes para a saúde da mulher que se torna mãe e que busca o melhor acompanhamento para os filhos. O Secretário de Atenção Primária à Saúde, Rafael Câmara, reforçou a fala do ministro Queiroga, de que a quantidade de pediatras e obstetras ginecologistas na atenção primária do país é insuficiente para a demanda da população.
O levantamento do ministério mostra que esses profissionais estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. Em Roraima, por exemplo, atua somente um médico ginecologista-obstetra na atenção primária, em todo o estado. Enquanto isso, Minas Gerais tem mais de mil, e São Paulo mais de 1,8 mil. A desigualdade na distribuição também é mantida quando se fala em pediatras nas unidades básicas de saúde.
Os dados apontam, ainda, que o número de atendimentos em municípios com atenção primária aumentou em 4%, nas equipes sem um pediatra. Nas equipes com esse especialista, os atendimentos aumentaram mais de 50%, nos municípios. As equipes com obstetras tiveram aumento de 25%.
Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Além da obrigatoriedade de apresentação da carteira de vacinação para acesso a locais públicos o documento que confirma a imunização de crianças também pode ser considerada para a matrícula em escolas ou dos pais em emprego público ou privado.

. Entre os itens doados estão alimentos não perecíveis, roupas e calçados, água mineral, além de produtos de higiene e limpeza.

Para aumentar o número de médicos pediatras, obstetras e ginecologistas no atendimento primário, no Brasil, o Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira, o programa Cuida Mais Brasil.

Aportou nesta quinta-feira no Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, o navio de cruzeiros Costa Fascinosa. Ao longo da manhã, foi realizado o desembarque completo dos passageiros, que subiram a bordo no dia 30 de dezembro.

A presença de coronavírus na região metropolitana de Curitiba aumentou em 31 vezes na última semana de 2021, em relação à semana anterior. Também foi observado que, no mesmo período, o número de novos casos confirmados de covid-19 dobrou na capital paranaense.

O Brasil está no torneio com a Austrália, Sérvia e Coreia do Sul
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source
Conteúdo inicialmente produzido por EBC.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo