Destaques

Lançado neste domingo na Índia o 1º satélite 100% brasileiro

O 1º Satélite 100% Brasileiro foi lançado na madrugada deste domingo (28) da Base Espacial da Índia. O satélite “Amazônia-1” faz parte da Missão Amazônia, criada para monitorar e fornecer dados sobre o desmatamento na Região Amazônica. O projeto é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em parceria com a Agência Espacial Brasileira.
Com cerca de 640 Kg, o satélite amazônia-1 levou 17 min para chegar ao destino que fica a 750 Km de altitude da superfície da terra. O lançamento foi feito do Centro Espacial da Índia, e marcou o salto tecnlógico do Brasil como um dos 20 países que dominam o ciclo completo de desenvolvimento de satélites. A diretora substituta do Inpe, Mônica Rocha, destaca também a validação de voo da plataforma multimissão B
O satélite possui uma câmera capaz de observar uma faixa de 850 km em alta resolução e tem uma órbita que passa pelo mesmo ponto a cada cinco dias. A operação em conjunto com outros dois satélites já em órbita que possuem a mesma câmera será possível obter imagens de um ponto específico em um intervalo de tempo de um a dois dias.
Parte da Missão Amazônia, o equipamento permitirá monitorar o desmatamento da Região Amazônica, além de acompanhar a agricultura em todo o território nacional. O ministro da Ciência Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes acompanhou o lançamento da índia e parabenizou o time brasileiro.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax