Ocupação de leitos de UTI no Rio de Janeiro está acima de 90%
A cidade do Rio de Janeiro voltou a ter neste final de semana uma taxa de ocupação acima de 90% nos leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19. No sábado (6), havia pacientes em 93% das vagas para tratamento intensivo e, no domingo (7), saltou para 96%. Nos leitos de enfermaria a ocupação está em torno de 74%. A taxa não ultrapassava os 90% desde o final do ano passado.
Durante a inauguração de um novo posto de vacinação contra a covid-19, nesta segunda-feira (8), o secretário municipal de saúde Daniel Soranz disse que o quadro é preocupante, apesar de não haver filas para acessar leitos.
O secretário observou que ainda não é possível mensurar o impacto na rede de saúde das medidas mais restritivas adotadas no Rio, neste final de semana. Sobre as vacinas, Soranz reforçou que a prefeitura, por enquanto, tem doses para manter o cronograma de vacinação até a próxima quarta-feira (10).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 6% da população fluminense foi vacinada contra a covid-19. Pelo calendário da prefeitura, a expectativa é vacinar todos os idosos acima de 67 anos até o final de março.
A capital tem 209.647 casos confirmados de coronavírus e 19.143 mortes em decorrência da doença.
Desde sexta-feira (5), a cidade adotou medidas mais rigorosas, como o fechamento dos bares e restaurantes depois das 17h e a proibição de permanência nas vias públicas de 23h às 5h da manhã. As novas regras estão previstas para durar inicialmente uma semana.