Governador do RJ anuncia medidas restritivas para municípios
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou novas medidas para combate e controle da pandemia de covid-19 no estado. O anúncio foi feito após reunião, nesta sexta-feira (12), com prefeitos da Região Metropolitana e representantes do comércio.
Entre as regras, fica proibida a permanência da população em áreas e praças públicas das 23h às 5h. Bares e restaurantes devem fechar às 23h, mas cada município terá autonomia para reduzir esse horário. Bancas de jornais estão proibidas de vender bebida alcoólica, enquanto restaurantes, academias, parques e casas de festas podem funcionar, mas apenas com metade da capacidade. O funcionamento do comércio passa a ser de forma escalonada.
Em relação às aulas presenciais, o governador informou que o assunto voltará a ser discutido na próxima semana, mas por enquanto elas continuam tanto na rede de ensino pública quanto na rede particular.
Durante o anúncio, Cláudio Castro disse que continua contra a adoção de lockdown, e ressaltou a importância da tomada de decisões baseada em critérios técnicos e no diálogo. Para ele, ouvir a cadeia produtiva é fundamental.
O governador em exercício explicou que o Rio de Janeiro não pensa em restringir a entrada de turistas, como chegou a ser admitido pelo secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.
Sobre a compra de vacinas, Cláudio Castro disse que estado e municípios trabalharão juntos e em parceria com o governo federal.