Ministério compra 138 milhões de doses da vacina contra a covid-19
O Ministério da Saúde concluiu, nesta sexta-feira (19), o acordo para a compra de 138 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 100 milhões da farmacêutica Pfizer e 38 milhões da Janssen, produzida pela Johnson & Johnson.
De acordo com a pasta, a Pfizer entregará 13,5 milhões de doses entre abril e junho e outras 86 milhões de julho a setembro. Já o contrato com a Janssen, prevê 38 milhões de doses que só devem ser entregues a partir de agosto.
O ministério informa que o cronograma de entrega das doses é fornecido pelos laboratórios e pode sofrer alterações de acordo com a disponibilidade dos insumos entregues pelos fornecedores.
Com esses novos contratos, o Ministério da Saúde calcula que serão fornecidas à população 562 milhões de doses da vacina contra à covid-19 até o final deste ano. Além da Pfizer e da Janssen, têm também as vacinas da AstraZeneca, do Instituto Butantan, do consórcio Covax Facility e da Sputinik V, produzida pela União Química e pelo Instituto Gamaleya.
O ministro da Saúde já informou que espera vacinar 29 milhões de brasileiros até o final deste mês. Até o momento, já foram vacinadas quase 10 milhões de pessoas no país.