Destaques

Procon do Rio cria cartilha virtual para as compras de Dia das Mães

A busca por presentes para o Dia das Mães entra na reta final.A data é a segunda mais importante para o comércio, e só perde para o Natal. Preocupado em evitar ciladas para os consumidores, o Procon Carioca preparou uma cartilha virtual, com dicas e cuidados que devem ser tomados na hora de ir às compras.
O planejamento é o primeiro passo. A  Gerente de Atendimento do Procon, a advogada Lígia Oliveira, explica que o consumidor deve estar atento pois o comerciante só é obrigado a efetuar a troca de mercadorias quando estas possuírem defeitos que as tornem impróprias para o consumo ou que possuam qualquer tipo de vício que desvalorize o produto.
A expectativa do comércio varejista é de que o volume de vendas deste ano seja 46% maior em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando as medidas de isolamento social adotadas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus  fizeram com que o faturamento despencasse.
A Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo estima em 12,12 bilhões de reais o volume de vendas do setor em todo o país.
Com a expectativa de um ano melhor para o comércio, as lojas físicas e o e-commerce – segmento que foi praticamente o único meio acessível para os filhos presentearem suas mães em 2020 – já apostam em promoções para aumentar as vendas este ano.
Com o forte apelo emocional da data, o consumidor deve redobrar a atenção para evitar as compras impulsivas e o endividamento.
Em maio de 2020, o Procon Carioca registrou um grande aumento no número de reclamações após a data festiva, principalmente  nos setores de telefonia e cuidados pessoais. Os dois segmentos lideraram o ranking de denúncias, com aumento de 549% e 432% respectivamente, em relação ao mesmo período de 2019.
A cartilha virtual do Procon pode ser acessada nas redes sociais do órgão e no site.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo