Destaques

Variante brasileira da covid-19 predomina no Rio de Janeiro

A variante brasileira da covid-19, batizada de P1, predomina no Rio de Janeiro. A conclusão é de um estudo da Secretaria de Estado de Saúde. Financiado pela Faperj, Fundação de Amparo à Pesquisa, o trabalho colheu amostras de pacientes com sintomas da infecção entre os dias 24 e 28 de março. As análises confirmaram a circulação de outras cepas, com predominância atual da P1.
O estudo, que busca entender mais sobre as mutações sofridas pelo Sars-CoV-2, é um dos maiores na área de sequenciamento do vírus no país. Na primeira etapa foram investigadas 90 amostras, mas, nos próximos seis meses, a expectativa é aumentar esse número, chegando ao fim desse período ao total de 4,8 mil análises.
O novo estudo resulta de um sequenciamento genético de última geração, com dados captados em 17 municípios de todas as regiões do estado. Nos dados analisados, a linhagem P1, que teve maior frequência, foi identificada em 94,44% das amostras, e em todas as regiões do estado.
Nas regiões Metropolitana, Centro e Norte, a prevalência dessa variante alcançou 100%. Já a P2 foi identificada nas regiões Sul e Baixada Litorânea, e a B.1.1.7, nas regiões Médio Paraíba e Noroeste do estado.
O secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves, destacou que as áreas técnicas da pasta têm monitorado constantemente todos os dados relacionados à covid-19 para o acompanhamento epidemiológico da doença.
De acordo com a secretaria, além desse estudo, há outros dois sequenciamentos em andamento com amostras do estado do Rio de Janeiro, realizados pela Fiocruz e o Ministério da Saúde. Juntos, eles já analisaram 287 amostras desde fevereiro. As conclusões também indicam prevalência da variante P1 nesses sequenciamentos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax