Destaques

Dia Nacional do Reggae: data marca morte de Bob Marley

Há exatos 40 anos morria uma das maiores lendas da música popular do mundo. Robert Nesta Marley, ou Bob Marley, conquistou o público de todo o planeta com a música jamaicana, o reggae, nascido de estilos que misturavam um pouco de música caribenha com o jazz norte-americano, como o SKA. 
No Brasil, 11 de maio, que marca a morte de Bob Marley, foi instituído o Dia Nacional do Reggae por força de lei, sancionada em 2012, com objetivo de homenagear esse ritmo incorporado à cultura popular brasileira por tantos artistas, desde Gilberto Gil, passando por Chico César e Edson Gomes.
O ritmo dançante e as letras com crítica social e pedidos de paz são umas das marcas do reggae tanto jamaicano, quanto o brasileiro. Há 35 anos na estrada, a banda Tribo de Jah é um dos grupos de reggae mais importantes do país. O vocalista Fauzy Beydoun conta como é enfrentar o mercado musical brasileiro tocando o reggae maranhense.
Com 19 anos de história, a banda Mato Seco também já se consolidou junto ao público regueiro. O grupo lança uma nova canção neste dia 11 de maio, junto com o Dia do Reggae. O vocalista Rodrigo Picollo diz que a banda continua produzindo mesmo na pandemia, momento que ele diz ser o mais difícil desde o início da carreira.
Segundo o radialista e músico Jai Mahal, a música brasileira teve seu primeiro contato com o reggae ainda na década de 1970, com artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Rita Lee e Gilberto Gil. Gil, inclusive, tem discos lançados só de reggae. Após a morte de Bob Marley, o músico baiano viajou para a Jamaica e gravou com The Waillers, banda que acompanhava Bob.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax