Destaques

IBGE: Abate de bovinos tem queda de 8,5% entre 2020 e 2019

Após três anos em alta, o número de bovinos abatidos no país em 2020 caiu 8,5% em comparação com 2019. No total, foram 29,7 milhões de cabeças abatidas e, com essa queda, o resultado volta ao mesmo patamar de 2016.
Os dados são da Estatística da Produção Pecuária, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. A pesquisa mostra que, apesar dessa queda no abate, as exportações de carne bovina in natura alcançaram um patamar inédito em 2020, considerando a série histórica da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.
Por outro lado, a pesquisa do IBGE mostra que, no ano passado, o abate de frangos e suínos seguiu a tendência de alta. Com aumento desde 2005, o abate de suínos cresceu 6,4% em 2020, totalizando 49,3 milhões de cabeças abatidas, o que representa um novo recorde desde o início da série histórica da pesquisa, em 1997.
Já o abate de frangos cresceu 3,3% e chegou a 6 bilhões de cabeças, também um novo recorde da série histórica.
Sobre o aumento das exportações da carne bovina no ano passado, o supervisor da pesquisa, Bernardo Viscardi, explicou que a desvalorização do Real torna a carne brasileira mais competitiva no mercado externo, o que é uma vantagem para os frigoríficos que exportam.
Em relação ao abate suino, segundo ele, em 2020 as exportações da carne in natura alcançaram recordes devido à demanda do mercado externo por conta da Peste Suína Africana que reduziu consideravelmente o rebanho chinês.
Para o frango, Bernardo Viscardi avalia que o recorde no abate é resultado dos preços mais baratos e, que, como não houve destaque de exportação, uma parte desse aumento foi destinado ao consumo interno.
A pesquisa também mostra que a produção de ovos de galinha totalizou 4 bilhões de dúzias em 2020, uma alta de 3% em relação a 2019, influenciada pelo aumento do consumo do produto em meio à recessão por conta da pandemia.
Já a aquisição de leite teve um aumento de 2,1%, chegando a 25,5 bilhões de litros. O resultado dá continuidade à sequência de altas, observada desde 2017, e representa um recorde para o acumulado anual na série histórica.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax