Destaques

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”. A cada mês, a cidade será tema de uma entrevista com um veterano carioca,  seja ele de nascimento ou de coração. Jornalistas, escritores, educadores, urbanistas, cineastas e músicos estão entre os entrevistados. O primeiro depoimento será o escritor e jornalista Zuenir Ventura, que completa 90 anos em 1º de junho.
O cronista carioca tem quase 70 anos de carreira, com passagens por jornais como Tribuna da Imprensa, do Jornal do Brasil e revistas como Visão e Veja, entre outros veículos, em um dos momentos de maior efervescência do jornalismo carioca. A longa trajetória fez do mineiro Zuenir um dos grandes especialistas na história do Rio de Janeiro. Não à toa, ele elegeu a cidade como cenário de livros que escreveu, como : “1968 –  o ano que não terminou” e “Cidade partida”, que ganhou o Prêmio Jabuti de 1995.
Da obra literária de Zuenir Ventura – membro da Academia Brasileira de Letras desde 2015 – também fazem parte títulos como “Minhas histórias dos outros”, que saiu originalmente em 2005 e agora é relançado agora em sua versão revisada e ampliada. O livro, que traz suas memórias, serviu de guia para sua participação na série “Depoimentos Cariocas”.
A produção dos depoimentos é do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Para as entrevistas seguintes já estão confirmadas as participações do antropólogo Roberto DaMatta, da professora Terezinha Saraiva e do jornalista e escritor Ruy Castro.
Os vídeos podem ser vistos no perfil do Arquivo Geral da Cidade no YouTube e também em áudio, por plataformas de podcast.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo