Destaques

Covid: Fiocruz alerta para aumento de casos de síndrome respiratória

A nova edição do Boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgada nessa sexta-feira alerta que muitos estados, que tiveram redução do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, apresentam tendência de reversão ou aumento.
A incidência da síndrome se deve, em grande parte, às infecções por covid-19. O novo boletim analisou dados de semana de 9 a 15 de maio. Sete estados e o Distrito Federal apresentaram crescimento nos casos, segundo o Boletim. Em onze há indícios de interrupção da tendência de queda.
Edições anteriores da análise já apontavam que, mesmo com redução ou estabilidade, o número de casos ainda permanecia muito alto, como explica o coordenador do Boletim Infogripe, Marcelo Gomes, que ainda afirma que a retomada das atividades de forma precoce pode aumentar os casos e pressionar ainda  mais os sistemas de saúde.
A incidência média de Síndrome Respiratória Aguda Grave atualmente, segundo a análise, está em 11,4 casos por 100 mil habitantes, um valor ainda considerado extremamente elevado.
O Boletim lembra que no período mais crítico do cenário epidemiológico deste ano, na semana de 28 de fevereiro a 6 de março, esse indicador estava em 15,5 casos.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo