Destaques

Vacinação da febre aftosa é prorrogada em 14 estados e no DF

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa foi prorrogada em 14 estados e no Distrito Federal, em função da pandemia. Também foram remanejadas algumas doses para outras regiões do país.
Conforme o calendário de vacinação nesta etapa, serão vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. A meta é imunizar cerca de 170 milhões de animais.
No Distrito federal, a prorrogação vale até dia 12 de junho, Rio de Janeiro e Espírito Santo até dia 15. Já Goiás e Sergipe seguem vacinando até o dia 18. Nos demais estados a vacinação continua até o fim de junho.
Cada produtor fica responsável por comprar, armazenar e aplicar a vacina no gado. Além disso, existem alguns protocolos que precisam ser seguidos após a vacinação. É o que explica a coordenadora da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lilian Figueiredo.
Vale lembrar que na semana passada alguns estados foram reconhecidos internacionalmente como zonas livres de febre aftosa sem vacinação.
Na semana passada, seis estados brasileiros tiveram o reconhecimento internacional de novas zonas livres de febre aftosa sem vacina. São eles: Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso. Santa Catarina também já havia recebido o certificado.
*com supervisão de Raquel Rodrigues. 

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo