Destaques

Confiança do consumidor registra maior nível desde novembro de 2020

O consumidor brasileiro está mais confiante. É o que mostra pesquisa divulgada, nesta quinta-feira (24), pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O levantamento aponta que o ICC, Índice de Confiança do Consumidor, chegou este mês a 80,9 pontos, maior valor desde novembro de 2020. Em médias móveis trimestrais, o aumento ficou em 4,2 pontos.
Sob a ótica das famílias, ainda segundo a FGV, a percepção é de melhora da situação atual e também das perspectivas futuras, com um maior otimismo em relação ao mercado de trabalho. 
Entre os quesitos que medem o ímpeto de compras para os próximos meses, o aumento da confiança subiu para 64,6 pontos, maior nível desde novembro de 2020. 
Pela primeira vez, desde julho do ano passado, a intenção de compras de bens duráveis, por exemplo, avançou de forma mais expressiva entre as famílias. No entanto, o indicador ainda se encontra em patamar considerado baixo quando comparado aos níveis pré-pandemia de covid-19.
Foi também perguntado aos consumidores sobre as perspectivas em relação à situação da economia. Neste quesito, o indicador alcançou o maior valor desde fevereiro de 2020, ao subir 3,5 pontos, alcançando pouco mais de 113 pontos.
Na análise por faixa de renda, o mês de junho apresentou avanço na confiança em todas as faixas, com destaque para consumidores com renda acima de R$ 9 mil. Nesta parcela da população, o ICC aumentou 4,6 pontos em junho, alcançando 89,9 pontos, maior nível desde fevereiro de 2020. 
A pesquisa coletou informações de mais de 1.600 domicílios, com entrevistas realizadas entre os dias 1º e 21 de junho.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo