Destaques

Brasil tem 38.406 mortes e mais de 730 mil casos de Covid-19

No boletim divulgado na noite dessa terça-feira (9), o Brasil registrou 32.091 novos casos da Covid-19 e 1.272 novas mortes. Com isso, já são 739.503 pessoas que testaram positivo e, dessas, 38.406 morreram por causa da doença.

O Ministério da Saúde retomou a divulgação completa dos dados da pandemia. Foi depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atendeu a um pedido de partidos da oposição e determinou que o governo voltasse a divulgar da mesma forma que fazia até a última quinta-feira (4).

Nessa terça-feira, o ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello disse que, com mais informações, ainda esta semana será possível colocar no ar uma nova plataforma de dados, que ele chama de BI.

A declaração foi feita na audiência pública que durou quase três horas, na Comissão Externa de Enfrentamento ao Coronavírus na Câmara dos Deputados. A sabatina de Pazuello com deputados se concentrou na forma de divulgação dos dados sobre a pandemia no Brasil.

O ministro justificou a mudança na divulgação dos dados sobre as mortes causadas pela Covid-19. A proposta de Pazuello é que os números sejam acrescentados de forma retroativa, no dia em que a morte ocorreu e não no dia em que os exames confirmaram que a causa foi a infecção pelo novo coronavírus.

Eduardo Pazuello anunciou, ainda, que o ministério pretende fazer duas mudanças nas orientações a prefeitos e governadores. A primeira é para que eles padronizem a testagem, para que os dados sejam mais confiáveis. A outra instrução é para que todas as pessoas com sintomas de Covid-19 procurem atendimento médico. Até mesmo aquelas com sintomas leves e que, inicialmente, recebiam a orientação para ficar em casa. Para o ministro da Saúde, o atendimento médico precoce pode evitar que a situação fique mais grave.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Democratas, lembrou a decisão do Supremo que declarou a autonomia de estados e municípios com relação às medidas de isolamento social. E destacou a importância do papel do Ministério da Saúde.

De acordo com o ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello, os dados de contágio precisam ser analisados regionalmente, porque podem sofrer mudanças devido às condições climáticas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax