Destaques

Para evitar multas, contribuintes devem declarar IRPF até segunda, 31

O prazo para fazer a entrega da declaração do imposto de renda se encerra na segunda-feira, 31 de maio. De acordo com a Receita Federal, até agora, foram entregues mais de 26 milhões de formulários e a expectativa do órgão é de receber cerca de 32 milhões de declarações.
Para quem deixou para a última hora e não tem todos os documentos, o contador Gilberto Noronha falou que o melhor a se fazer é entregar a declaração no prazo, mesmo que ela esteja incompleta, e fazer as retificações depois, para evitar a multa da Receita Federal.
No entanto, ele afirmou que é preciso estar atento agora ao escolher o regime de tributação – simplificado ou completo, porque ao fazer a retificação não será possível trocar. Gilberto lembra que, a partir da opção escolhida, é feito o cálculo do valor do imposto a pagar ou de valores a serem restituídos.
Noronha também destaca que, para não cair na malha fina, é preciso ficar atento aos valores recebidos de aluguéis e de investimentos. E observar as datas de notas fiscais de pagamentos dedutíveis. Ou seja, não utilizar notas de 2019 ou de 2021.
Lembrando que o primeiro lote de restituição já está disponível para consulta no site da Receita Rederal. Lá também é possível baixar o programa de declaração do imposto de renda.
*Com produção de Renato Lima

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax