Destaques

Lei da improbidade administrativa está na pauta da Câmara esta semana

O projeto que altera a lei da improbidade administrativa pode ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados. 
A legislação, que é de 1992, estabelece as punições aos agentes públicos em casos de enriquecimento ilícito no exercício do mandato, cargo ou função na administração pública. Um dos objetivos do projeto é dar segurança jurídica para atuação dos gestores, segundo o relator da matéria, o deputado Carlos Zarratini, do PT paulista. Ele informou que o texto busca evitar processos que punam os gestores por erros formais ou não intencionais. 
A medida é alvo de críticas por associações de procuradores ou membros do Ministério Público. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Ubiratan Cazetta, opina que a atual jurisprudência dos tribunais já reduziu o conceito de improbidade, o que, em tese, evitaria uma interpretação muito ampla do crime. 
Uma das principais críticas é para a possível exclusão do Artigo 11 da lei, que trata os casos que atentam contra os princípios da administração pública, como imparcialidade, honestidade e lealdade às instituições.
O relator, deputado Carlos Zarratini, informou ainda que será apresentada uma nova redação para este artigo que deve ser mantido no texto. O relatório final, que vai à votação no Plenário da Câmara esta semana, deve ser apresentado nesta terça-feira (15).

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax