Destaques

Procon-SP já recebe reclamações relacionadas a coronavírus

A partir de hoje (13) Procon de São Paulo disponibiliza em seu aplicativo um botão específico para o consumidor registrar reclamações sobre problemas relacionados ao coronavírus, tais como dificuldades para cancelar viagens, abusividade de preço e falta de produtos.  Segundo o Procon-SP, até hoje, já foram registrados 1.150 atendimentos, dos quais 900 são reclamações e 250 são consultas.
De acordo o Procon-SP, as reclamações relacionadas a viagens estão sendo encaminhadas às companhias aéreas, agências de turismo, plataformas de venda de viagens. Essas empresas deverão apresentar com agilidade soluções viáveis e satisfatórias a cada caso específico. As questões relacionadas à abusividade de preço e/ou falta de produto são direcionadas a diretoria de fiscalização para providências de acordo com o Código de Defesa do Consumidor  (CDC).
O Procon-SP alerta que o consumidor não é obrigado a expor sua saúde a riscos viajando para destinos onde poderá contrair o coronavírus. Ele pode postergar a viagem para data futura, viajar para outro destino de mesmo valor, ou obter a restituição do valor já pago. A empresa pode negociar com o consumidor, desde que a alternativa não o prejudique e haja concordância.
“De acordo com o CDC é caracterizado como prática abusiva elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços. Desta forma, se o consumidor se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, poderá registrar reclamação junto ao Procon-SP. A diretoria de fiscalização irá solicitar esclarecimento junto ao fornecedor que poderá responder a processo administrativo e até ser multado caso a infração seja constatada”, explica a Fundação.
Aplicativo e site
O aplicativo do Procon-SP pode ser baixado nas plataformas Android ou iOS, no Play Store ou App Store. Já no site, o internauta deve acessar o endereço e clicar no botão “faça sua reclamação” para acessar a área de login e se cadastrar. O consumidor receberá um e-mail de confirmação de cadastro e acessando novamente ele poderá fazer sua reclamação no botão específico para o coronavírus.
Outras medidas
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa mantém as atividades em museus, bibliotecas, teatros, auditórios, centros culturais e de formação, mas junto com o Centro de Contingência do Governo do Estado e determinou a todas as instituições culturais ligadas à secretaria que cumpram medidas imediatas de prevenção ao novo coronavírus. Todos deverão disponibilizar álcool gel, lenços descartáveis e orientações oficiais aos visitantes e funcionários.
“Deverão ser afixados cartazes com as orientações do Governo do Estado, distribuir flyers com recomendações, apresentar o vídeo oficial da campanha de combate ao coronavírus e oferecer orientações a funcionários e frequentadores que apresentem sintomas. Neste momento, os programas, ações, espetáculos e eventos culturais estão mantidos tanto na capital como nas demais regiões do estado”, informa o governo estadual.
Eventos da ACSP
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) anunciou hoje (13) que suspendeu sua agenda de eventos para evitar a disseminação de coronavírus. A medida vale para a sede central e todas as distritais da associação. Não há ainda, segundo a associação, data para retomada dos eventos. Com isso, um dos eventos cancelados pela associação foi o Fórum de Negócios e Investimentos Brasil-Etiópia.
Gráficas
Os empresários do ramo gráfico também decidiram adiar uma das principais feiras do mercado gráfico brasileiro, a Fespa Digital Printing, que aconteceria em São Paulo na próxima semana. Também foram canceladas as feiras Interpack e Drupa, que aconteceriam na Alemanha em maio e junho.
O setor, que já vinha sentindo os sintomas do coronavírus desde o início de fevereiro com a alta do dólar e dificuldade de importação de insumos, informou que teve queda de até 10% no seu faturamento por falta de matéria prima.
Matéria ampliada às 16h49

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax