Destaques

Coronavírus: condomínios devem seguir medidas de proteção durante a quarentena

Hall de entrada, elevadores, salão de festas, em alguns casos academia, piscina, parquinhos.

Enquanto o regime de quarentena pede que as pessoas fiquem em casa, para quem mora em apartamento mesmo o isolamento social significa compartilhar algumas áreas comuns.

Só que diferente dos espaços públicos que precisam seguir as determinações dos governantes, nos condomínios a gestão é privada e cabe ao síndico aplicar as regras.

No condomínio da infectologista e professora da USP Gerusa Figueiredo, que tem quase 300 apartamentos, a regra rígida que determinou o fechamento de todas as áreas comuns passou a ser questionada por alguns. Ela foi contra.

A advogada especialista em direito imobiliário Bruna Noenber explica que apesar de ser recomendado, os condomínios não são obrigados a seguir as mesmas regras de quarentena determinadas pelo poder público.

Nesse caso, a solução da administradora foi colocar em votação. 60% dos moradores decidiram manter as medidas de isolamento.

Já o professor de história Luciano Julio e seus vizinhos de prédio enfrentam outro problema.

Um morador que testou positivo para a Covid-19 segue circulando por áreas comuns do condomínio, apesar da recomendação médica de estar isolado. A solução da síndica foi pedir para todos os outros moradores redobrarem o cuidado.

A situação é delicada, mas pode ser questionada na Justiça.

No prédio vivem 130 famílias, como vários outros prédios nas grandes cidades, os condomínios acabam funcionando como pequenas cidades muradas, com regras próprias, mas a advogada Bruna lembra que o direito à propriedade sempre precisa ser conjugado com outros direitos.

Em São Paulo, as medidas de isolamento social seguem, nos espaços públicos, até o dia 10 de maio.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax