Destaques

Atestados de óbito poderão ser emitidos após sepultamento no Rio

A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu que o registro de atestado de óbito firmado em cartório não precisa mais ser feito no mesmo dia do sepultamento. A medida é válida apenas para o período da pandemia do novo coronavírus. Segundo a administração municipal, é para dar mais agilidade ao serviço de enterro ou cremação.

Por nota, a prefeitura disse que a iniciativa traz um pouco de alívio para as pessoas que perderam familiares para a doença, porque permite que as funerárias e um parente da vítima assinem um termo de responsabilidade para o enterro. Isso garante às empresas de sepultamento a autorização para fazer o registro do óbito.

A ação está em conformidade com um artigo da lei que declara a empresa funerária responsável pelo registro em cartório. Ainda de acordo com a medida, após a realização do enterro, a empresa deve apresentar, no prazo máximo de 15 dias, a guia de sepultamento ao cemitério e o certificado de óbito à família da vítima.

A resolução também levou em conta o funcionamento dos cartórios, que tiveram o atendimento presencial ao público limitado em razão do isolamento social em vigor no Rio desde o dia 24 de março.

Também em meio ao avanço da pandemia, os grandes cemitérios da cidade iniciaram obras para aumentar a capacidade de sepultamentos. A ampliação já estava prevista, segundo a empresa responsável pela conservação dos cemitérios do Rio, mas agora, as vagas serão destinadas às vítimas do novo coronavírus.

O último balanço da Secretaria de Estado de Saúde, indica que a capital fluminense tem mais de cinco e 500 pessoas infectadas por covid-19 e 456 óbitos pela doença.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax