Destaques

Golpistas aproveitam isolamento para cometer crimes virtuais

É preciso ficar atento com as mensagens recebidas nas redes sociais e no Whatsapp. O Ministério Público do Distrito Federal alerta que golpistas têm se aproveitado do isolamento social para atrair e enganar a população.

A estratégia é sempre a mesma: oferta de produtos com preço mais baixo de mercado, compartilhamento de links suspeitos ou pedidos de doações falsas.
O promotor de Justiça Leonardo Otreira, que integra o Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos, aconselha a sempre desconfiar de produtos e serviços muito mais baratos que o normal, evitar abrir links compartilhados por terceiros nas redes sociais e Whatsapp e tomar muito cuidado na hora de preencher boletos em sites ou transferir dinheiro para doações.

Outra dica importante é ativar as configurações que aumentam a segurança dos aplicativos, como a confirmação em dois fatores.

O promotor pede também que as pessoas não compartilhem fakenews e sempre chequem se aquela informação é verdadeira antes de passar adiante para sua lista de contatos.

No site do Ministério da Saúde existe um link especialmente para confirmar informações em relação à pandemia. É o saude.gov.br/fakenews

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax