Destaques

Agência de saneamento determina que Cedae assuma todos os custos do tratamento de água do rio Guandu

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) determinou que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), custeie integralmente o tratamento da água do Rio Guandu com carvão ativado.

Com isso, a concessionária vinculada ao governo do estado não poderá repassar para o consumidor final. A assessoria da companhia afirmou, em nota, que irá arcar com todos os custos.

O tratamento prevê a pulverização de carvão ativado na Estação de Tratamento de Água do Guandu, que abastece boa parte do Grande Rio.

A Agenersa também determinou que, a partir de agora, a Cedae passe a comunicar imediatamente à população qualquer alteração na turbidez, cor, odor e gosto da água.

A companhia também será obrigada a ter, em seus quadros profissionais, um degustador de água, para avaliar a qualidade da água de suas estações. Caso a empresa ainda não tenha esse tipo de funcionário, deverá apresentar, no prazo de cinco dias, as medidas que serão tomadas para implementar o serviço.

A Agenersa também pediu que a Polícia Civil remeta, à agência, o inquérito que investiga a alteração da qualidade da água assim que for concluído.

Nessa terça-feira (21), outros depoimentos de empregados da Cedae foram colhidos pela polícia, entre eles, o do presidente da companhia Hélio Cabral. As investigações buscam saber se houve sabotagem, hipótese, inclusive, levantada pelo governador do estado, Wilson Witzel.

A crise no abastecimento em bairros da capital e parte da Baixada Fluminense começou no início do mês, quando consumidores passaram a relatar cheio, cor e gosto na água.

A Cedae afirma que o problema é causado pela geosmina que provoca a proliferação de algas, mas que não há risco à saúde.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax