Legislativo

Legislativo de Osasco homenageia mulheres do primeiro efetivo da Guarda Civil Municipal

Por Deniele Simões. Fotos: Robson Cotait.

A Câmara Municipal de Osasco rendeu homenagens, nesta terça-feira (14), durante a 10ª Sessão Ordinária, ao primeiro grupo de mulheres que ingressou na Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco. A seleta equipe foi pioneira no ofício e abriu caminho para que outras mulheres passassem a integrar o quadro da corporação osasquense.

De autoria da vereadora Ana Paula Rossi (PL), a Moção de Aplauso 45/2023 é dirigida às 43 mulheres do primeiro efetivo da GCM, que completaram 17 anos de atuação na corporação na última quarta-feira (8) – Dia Internacional da Mulher.

“Acho importante registrar isso. A gente está no mês de março, mês em que se estão discutindo várias questões relacionadas a mulheres e políticas públicas”, justificou.

Ainda de acordo com a vereadora, é importante enfatizar a atuação dessas mulheres pioneiras, que enfrentaram barreiras e preconceitos e hoje possuem atribuições administrativas e operacionais na CGM, como logística, gerenciamento de veículos, transportes, recursos físicos e materiais, equipe de patrulhamento e ronda.

“Elas contribuem na defesa dos direitos da mulher e na garantia de proteção à vida. Fazem um trabalho significativo para proteger a nossa sociedade osasquense”, completou Ana Paula Rossi.

Outros vereadores também enalteceram o trabalho das GCMs femininas. O presidente Carmônio Bastos (Podemos) lembrou que, desde o primeiro concurso para a corporação, em 2006, as mulheres têm ocupado cada vez mais espaços. “Existe uma lei que reserva 30% do total do efetivo de cada cargo para mulheres e chegamos bem próximo a esse número”, explicou.

O presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, vereador Josias da Juco (PSD), enfatizou a dedicação das mulheres à GCM osasquense. “A gente está comemorando 13 anos da formação dessas mulheres e eu sei o quanto elas têm se dedicado. Muitas vezes numa troca de tiros, socorrendo uma mulher, fazendo um parto, internamente e na ronda escolar”.

O vereador Délbio Teruel (União Brasil) recorda que, em seus dois primeiros mandatos como vereador, entre os anos 1996 e 2004, fez indicações cobrando a abertura do quadro da GCM para mulheres – o que só veio a se concretizar em 2006. “Hoje a gente vê a importância do trabalho da mulher e as guardas têm cada dia mais se destacado dentro da CGM, em posições importantíssimas. Em nome das 43 pioneiras, quero cumprimentar todas pelo trabalho que fazem na nossa cidade”.

O vereador Emerson Osasco (Rede) finalizou destacando a importância do trabalho feminino na GCM e cobrou da sociedade e do poder público cada vez mais espaço para as mulheres. “A gente luta a todo momento para que mulheres exerçam cada vez mais espaços e ocupem cargos de poder para que a sociedade seja realmente justa. Parabéns a cada uma de vocês por esses longos anos de atuação”.

MULTIMÍDIA »» FOTOS (breve) | VÍDEO

Mulheres do 1º efetivo da GCM de Osasco recebem homenagem do Legislativo

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax