Francine Maia
Fotos: Caio Henrique / Fernanda Cazarini
O tradicional Casamento Comunitário de Osasco chegou à sua 30ª edição trazendo emoção e selando a união de 165 casais que disseram o tão aguardado sim ao mesmo tempo. Realizado no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, no Km 18, no sábado, 25/5, o evento contou com a presença dos noivos, familiares, amigos e autoridades.
Embalada pela Banda Sinfônica do Conservatório Villa-Lobos da Fito, a cerimônia contou com todos os protocolos e detalhes de uma celebração do amor: aliança, decoração, maquiagem, penteado, bolo, presente e fotos. Ao todo, 265 casais participaram do Casamento Comunitário 2024 e oficializaram o ato em cartório civil e 165 participaram da cerimônia realizada no Centro de Eventos.
A cerimônia teve início às 9h e contou com a presença do prefeito e padrinho oficial do Casamento Comunitário, Rogério Lins, ao lado da madrinha oficial, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, que posaram para fotos com cada um dos casais. “Hoje é um dia muito especial, é o nosso oitavo Casamento Comunitário e a cada ano nós procuramos fazer este momento cada vez mais especial. Ficamos muito felizes em ver a felicidade dos noivos e queremos que esse dia fique marcado para sempre no coração de vocês”, afirmou Lins.
“É uma honra poder ser a madrinha de tantos casais, participar deste momento, porque sabemos que muitos que estão aqui hoje esperam há muito tempo para oficializar sua união, é o início para alguns, a continuidade para outros, mas todos estão consolidando ainda mais suas famílias”, disse Aline Lins.
O celebrante Gilson Biondo fez um ato simbólico que representou a construção que é o dia a dia de uma união. Solicitando a ajuda dos padrinhos oficiais e do casal diligente que representou os demais noivos, Carlos Alberto Leite Júnior e Daiana Lima Moreira, o celebrante pediu para que todos despejassem em um vaso de vidro porções de areia com cores que simbolizam prosperidade, paz, amor e saúde.
“A areia é usada nas construções e agora, após mistura-las, separar grão por grão seria muito difícil, porque uma vez unidos, assim como deve ser o casamento, é muito difícil se separar. Toda vez que olharem para esse vaso lembrarão que os dois são um e existe uma vida toda pela frente. A união de vocês é uma construção e o relacionamento é um eterno aprendizado”, explicou Biondo.
Sobre o Casamento Comunitário – Implantado no município de Osasco por meio da Lei nº 3.117 de 8 de maio de 1995, é uma oportunidade para casais que desejam regularizar sua união, mas não dispõem de recursos para arcar com as despesas com cartório e celebração.
Conteúdo oficial