Destaques

Infectologista explica o que é imunogenicidade e soroprevalência

Em pouco mais de um ano, a pandemia da covid-19 acabou popularizando alguns conceitos científicos, como “saturação de oxigênio” e “comorbidade”.
Agora, com a campanha de vacinação em andamento e sete vacinas com uso autorizado no Brasil, um outro conceito diretamente ligado à imunização vem ganhando espaço. É a imunogenicidade.
A infectologista Eliana Bicudo é membro da Sociedade Brasileira de Infectologista. Ela explica o que é e qual a importância de estudar a imunogenicidade.
Ou seja, a imunogenicidade é mais longa com as vacinas e dura apenas algumas semanas para quem pega covid. No Brasil, mais de 15 milhões de pessoas já tiveram a doença.
A médica destaca, então, um outro termo, que está relacionado à intensidade de circulação do vírus: a soroprevalência. Eliana Bicudo também traduz essa palavra e destaca porque o estudo da soroprevalência é importante na elaboração de políticas públicas.
No ano passado, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, iniciou um grande estudo sobre soroprevalência no Brasil. Entre as primeiras conclusões, estava que as crianças e os jovens são tão vulneráveis a contrair e transmitir a covid quanto os idosos. A diferença é que, com aquela primeira variante, era raro os mais jovens terem a forma grave da doença. A pesquisa também afirmou que o número de casos registrados no país representa apenas um sexto do total.
* Com produção de Wesley Braga.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax