Observatório

Vestibular Univesp 2024: mulheres representam mais de 60% dos inscritos

81,6% dos inscritos têm mais de 24 anos e 60,6% são mulheres

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou no último domingo (26) o maior processo seletivo já feito pela instituição em extensão territorial. Foram oferecidas 23.322 vagas, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral), para três eixos básicos de ingresso: Licenciatura (Letras, Matemática e Pedagogia), Computação (Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação) e Negócios e Produção (Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais). O Vestibular também registrou 80.868 inscrições efetivadas. Do total de inscritos, 81,6% têm mais de 24 anos e 60,6% são mulheres. O perfil dos candidatos foi traçado segundo pesquisa respondida no ato da inscrição. Além das vagas do processo seletivo, a instituição ofertou ainda 2.610 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em 29 de julho de 2024.

De acordo com o levantamento, o eixo mais procurado foi o de Licenciatura, com 33.280 inscritos, seguido da área de Negócios e Produção, que recebeu 24.173 inscrições e de Computação, com 23.415 efetivações. Segundo a pesquisa, 38,9% nunca iniciaram um curso de graduação, 83,8% prestaram o processo seletivo da Univesp pela primeira vez e 80% não pretendem tentar outro vestibular neste ano. Foram declarados 51,7% brancos, 34,1% pardos, 12,6% pretos, 1,3% amarelos e 0,3% indígenas. A maioria exerce atividade profissional remunerada regularmente (63,5%) e 38,9% dos candidatos são responsáveis pelo sustento da família.

Segundo o documento, 48,9% dos entrevistados moram no interior do estado de São Paulo, seguido da capital (27,2%), da região metropolitana (16,8%), do litoral (6,2%) e de outros estados (1%). Quanto à formação do Ensino Médio, 89% afirmam ter cursado os estudos em escolas gratuitas (6,1% – em Etecs, 76,2% – em escolas da rede pública de ensino, 6,6% – em outras instituições gratuitas) sendo 35% no período noturno.

LEIA TAMBÉM: Alunos da Univesp criam material didático para auxiliar crianças com TDAH

Para o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, os números mostram a importância do alcance do ensino superior gratuito à distância. “A instituição reforça seu papel na inclusão social. Nosso vestibular é a oportunidade que muitas pessoas encontram para cursar uma universidade. A educação é o principal passo no processo de transformação de uma sociedade. Já estamos em 373 municípios do estado de São Paulo, mas nossa meta é alcançar ainda mais cidades, somar esforços com as prefeituras para implantação de novos polos e levar graduação pública à distância de qualidade para diferentes públicos”, ressalta.

O relatório ainda aponta que, do total de concorrentes, 28,7% conheceram a instituição por intermédio de estudante ou ex-aluno, 28,5%, por meio das mídias sociais e 99,5% acessam a internet de casa. A renda familiar de 67,6% dos concorrentes é entre 1 e 2 salários mínimos. O nível de instrução dos familiares também foi levantado: apenas 8,6% dos pais dos candidatos possuem nível superior e 12,5% das mães têm formação superior.

A lista de aprovados e convocados em 1ª chamada será divulgada dia 25 de junho, no site vestibular.univesp.br. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 27 de junho e 1 de julho. O período letivo inicia em 29 de julho de 2024.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 60 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 373 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 93% da população paulista.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax