Manchetes

Início do ano é época de calcular gastos obrigatórios, diz economista

Ex.Saúde, Presidente, Governo

O início do ano é o período em que os brasileiros precisam se organizar para que o orçamento doméstico dê conta de pagar uma série de impostos e tributos. Além disso, despesas fixas, como o aluguel, vão ser reajustadas pelos índices de inflação registrados no ano passado.
A inflação de 2021 medida pelo IPCA, que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, deve fechar em torno de 10%.  Esse deve ser o índice de reajuste das mensalidades escolares, por exemplo, além da eletricidade e do transporte público.
Já para o aluguel de imóveis, a previsão é de um reajuste maior, de quase 18%. Isso porque essa despesa é reajustada pelo IGP-M, que é o Índice Geral de Preços do Mercado.
Com diferenças tão significativas nas contas deste ano em relação a 2021, o economista e advogado Alexandre Azzoni recomenda que as famílias façam um planejamento no papel para organizar as receitas e despesas do ano.
Outras despesas que precisam ser pagas no início do ano são tributos como IPTU e IPVA. No caso do imposto dos veículos, a tarifa deve sofrer um reajuste médio de 22,8%. O economista Alexandre Azzoni reforça que o pagamento dessas contas deve ser prioridade:
Quem possui uma reserva financeira ainda pode aproveitar para pagar a cota única do IPTU e do IPVA. Nesse caso, o tributo poderá ter um desconto de até 10%, a depender do estado em que o imposto está sendo cobrado.
Edição: Sheily Noleto

Cresceu o número de mortos e feridos causados por acidentes nas rodovias do país no feriado do Ano Novo de 2022 em comparação com o réveillon de 2021. Por outro lado, os números de acidentes e acidentes graves registraram queda. 

A decisão foi divulgada após reunião da prefeitura com representantes da Sebastiana, Associação Independente dos Blocos, e com o Comitê Científico Municipal.

O perigo de fortes chuvas continua em boa parte do país em uma faixa que vai do Amapá até o estado de São Paulo, passando pelo leste do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Oeste da Bahia, Oeste de Minas Gerais e parte de Goiás e de Mato Grosso do Sul.

O governo federal sancionou o projeto de lei que torna obrigatório o sigilo sobre a condição de quem vive com HIV, hepatites crônicas, hanseníase e tuberculose.

O início do ano é o período em que os brasileiros precisam se organizar para que o orçamento doméstico dê conta de pagar uma série de impostos e tributos. Além disso, despesas fixas, como o aluguel, vão ser reajustadas pelos índices de inflação registrados no ano passado.

O número de pessoas mortas por covid no estado do Rio de Janeiro em  dezembro foi três vezes maior entre não-vacinados, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source
Conteúdo inicialmente produzido por EBC.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo