Manchetes

Rogério Lins e Furlan se consolidam como cabos eleitorais

Apoie o PlanetaOsasco

Há cerca de 10 dias a moradora do Jd. Conceição, Danyla Lanza, notificou a prefeitura de Osasco sobre um pequeno estudo que ela realizou. Dany, como é conhecida, registrou em fotos e em um texto a mudança que a prefeitura tinha realizado no ponto final do Olaria do Nino no começo de abril.

Vinda da área da saúde, Dany Lanza usou os relatos dos moradores e aplicou em um modelo estatístico básico que provava que a simples alteração do ponto final do ônibus iria levar à falência os comércios locais, principalmente aqueles que dependiam exclusivamente do movimento de pessoas a pé.

Eram lojas simples, que produzem pães, frangos assados, batatas recheadas e pratos feitos; barbearias e cafés. Todos poderiam ir à falência dentro de pouco tempo caso os ônibus deixassem permanentemente o local.

Outro efeito colateral para além do desemprego e perda de renda, seria o fato dos moradores andarem mais e por mais tempo até o novo ponto final. Inclusive a região ficou mais deserta, com sensação de insegurança crescente.

Bastou Dany comunicar o poder executivo dos efeitos graves que em menos de 5 dias houve alteração. Adotaram a sugestão. Seguida de novas sinalizações de trânsito.

Essa ‘hipersensibilidade’ causa um enorme potencial de votos em 2024, pois corrige com o carro andando as eventuais reclamações.

O pré-candidato de Lins, Gerson Pessoa, depende –quase exclusivamente– da atuação do prefeito para atração de seus votos e, em menor medida, do arco de aliados. Assim como ocorre em Barueri;

Descontado o imponderável, é claro.

Barueri

Rubens Furlan atua há mais tempo do mesmo modo e seu índice de aprovação é colossal; reagindo rapidamente às demandas apresentadas principalmente nos bairros mais afastados. Seu pré-candidato, Beto Piteri, aparece nas redes sociais com frequência e agindo sobre tais relatos, colado à imagem do prefeito.

O potencial de votos dessa estratégia é enorme e nenhum outro candidato da região em 2024 dispõe minimamente de algo parecido.

O foco parece ser zeladoria e respostas rápidas às demandas da sociedade civil organizada. Mas na cidade vizinha, Barueri, adicionaram um elemento novo: todos os dias da semana -sim, todos, de segunda a segunda- possuem algum tipo de evento nas praças centrais.

Barueri parece ter superado a atividade noturna de Osasco com sobras. Antes de tudo, pela segurança. E, depois, por fazer bem para o comércio local; a cidade tem a vantagem de dispor de planejamento urbano que permite atividades culturais com som sem incomodar a vizinhança. Algo que em Osasco permanece só na nossa vontade.

Da redação – Cooperou D. L., N. F.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax