Executivo

Dia D do Outubro Rosa realiza 4.945 atendimentos nas UBSs de Osasco

Apoie o PlanetaOsasco

Texto: Elisangela Silva
Fotos: Fernanda Cazarini

No mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado, 19/10, das 9h às 17h, o Dia D do Outubro Rosa. A ação aconteceu em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e contou com consultas médicas, coleta de exame de Papanicolau, exames de imagem e orientações sobre planejamento familiar.

Ao todo, foram realizados 4.945 atendimentos nas 13 UBSs, com 1.106 consultas médicas, 1.794 consultas de enfermagem, 845 coletas de exame Papanicolau, 161 exames de mamografia e 405 de ultrassom (de mama e transvaginal).

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, reforçou a importância da participação das mulheres no Dia D do Outubro Rosa em vídeo publicado nas redes sociais. “Prevenção é o melhor remédio. Mulheres, cuidem-se”, disse.

Débora Cássia Lima, 57 anos, moradora do bairro Portal I, na zona Norte, foi à UBS Francisca Lima de Lira (Portal D’Oeste) e fez o exame de Papanicolau. Ela contou que soube da ação por um grupo de WhatsApp e enfatizou que cada mulher precisa pensar mais em si mesma. “Cuidar mais da própria saúde e prevenir doenças”, comentou.

O gerente da UBS, Orlando Paulo Batista, lembrou que os cuidados com a saúde da mulher não se limitam apenas ao mês de prevenção, mas ocorrem durante todo o ano, com a “Agenda da Saúde da Mulher”, que envolve consultas com o ginecologista, médico da família e coleta do exame de Papanicolau.

Zita Maria Oliveira, 61, moradora do Jardim São Pedro, viu a divulgação do Dia D nas redes sociais e foi com as vizinhas Ana Peragi do Nascimento, 74, Maria de Araújo Silva, 72, e Ivani Veloso Moura, 60, na UBS Neyde Alves (Cidade das Flores), na zona Sul. Enquanto aguardava para ser atendida, falou sobre a conscientização e o cuidado com a saúde. “A gente tem que ter cuidado com a saúde. As pessoas têm que se conscientizar e fazer o acompanhamento”, afirmou.

Vale reforçar que as atividades voltadas à saúde da mulher estão acontecendo em Osasco desde o dia 1º de outubro nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas duas Policlínicas, nos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), no Hospital e Maternidade Amador Aguiar, na Casa da Mulher, e no Hospital Municipal Antônio Giglio.

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax