Barueri

Próximo mutirão de combate à dengue acontece dia 16 no Maria Helena e Parque Viana

O mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti, está à solta. Por isso é preciso tomar muito cuidado para não ser mais uma vítima dele. Pensando na segurança da população barueriense, a Prefeitura criou o Grupo Emergencial de Ações de Combate à Dengue e outras Arboviroses (GEADE), unindo a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Serviços Municipais (SSM). Sendo assim, o trabalho em conjunto inclui a ação dos agentes do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, que visitam as casas, e dos funcionários do mutirão cata-cacareco e entulho da SSM nos mesmos bairros. 

Os mutirões iniciaram no começo de março e continuam nos bairros de Barueri com o objetivo de diminuir e eliminar os criadouros do mosquito. A próxima ação de mutirão já está marcada e acontece no sábado, dia 16, das 8h às 16h, nos bairros do Jardim Maria Helena e Parque Viana, nos limites com o município de Carapicuíba, entre a avenida Bariloche e a rua das Pedras.  

A Prefeitura pede que aqueles que tenham entulhos e inservíveis a serem descartados, os deixem empilhados na frente de suas residências no dia anterior à ação. Os agentes da SSM passarão logo cedo recolhendo todo esse material, que será descartado de forma segura e correta. 

Nesse dia, 17 agentes de Controle e Prevenção às Endemias e seis agentes comunitários de Saúde realizarão o trabalho de bloqueios contra criadouros, com orientação sobre a importância da eliminação de focos do mosquito da dengue e as medidas de controle e cuidados. Já no sábado seguinte, dia 23 de março, das 9h às 11h, acontece o dia “D” de Combate à Dengue com o mutirão sendo realizado no limite do Parque dos Camargos, Vale do Sol, com o município de Jandira. Além do cata-cacareco e da visita dos agentes nas casas, haverá ainda caminhada e panfletagem nas ruas do bairro. 

Como funciona o mutirão 

A ação é norteada pelas notificações de casos positivos da doença encaminhados pela Vigilância Epidemiológica do município. Ao receber as notificações de casos, a Divisão Técnica de Controle de Vetores (DTCV), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri, traça um raio de 200 metros para realizar o trabalho de orientação sobre a doença, além de orientar sobre a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Também é realizado o controle com uso de larvicida em locais que não representam risco à saúde das pessoas e dos animais, além do controle mecânico com a eliminação de água acumulada.  

Os agentes utilizarão camiseta do combate à dengue e crachá de identificação. Além disso, haverá um líder de campo para apoio durante a ação. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (11) 4198-5679 ou 4198-0424 de segunda a sexta feira das 8h às 17h. Caso o munícipe encontre focos do mosquito da dengue, deverá eliminá-lo, e se isso não for possível ou esteja fora de sua residência, poderá ligar para os telefones acima. 

Próximas ações 

Os próximos mutirões acontecem nos dias descritos abaixo, mas o local ainda será definido de acordo com a situação epidemiológica do município: 

  • 13/04/2024 

  • 20/04/2024 

  • 27/04/2024. 

Elimine focos de dengue 

A ajuda da população é fundamental para acabar coma dengue, eliminando todo e qualquer recipiente com água parada. Os ovos do mosquito precisam de água para se desenvolverem, então é preciso agir antes deles eclodirem, mesmo porque esses ovos podem ficar no ambiente seco por até um ano até entrar em contato com a água que pode ser ofertada de forma voluntária (regas de plantas, lavagem de quintais e outras ações) ou involuntária (água de chuva). A orientação é: 

  • Cobrir, furar, tampar e emborcar ou guardar em local protegido da chuva os recipientes que possam acumular água; 

  • Guardar garrafas, pneus e outros objetos em locais cobertos ou descartar de forma correta; 

  • Eliminar ou furar os pratinhos de vasos de plantas; 

  • Lavar os comedouros e bebedouros de água dos animais com esponja e sabão para retirar os ovos presos nas laterais duas vezes por semana; 

  • Respeitar o dia e hora de coleta do lixo. Deixe latinhas, potinhos e outros recipientes recicláveis em local coberto; 

  • Tapar ou telar adequadamente caixas d’água, barris, tambores, tanques; 

  • Limpar as calhas e lajes, fazer reparos ou manter as saídas de água desobstruídas sem folhagens e sujeiras; 

  • Tampar os ralos, vasos sanitários e caixas de descarga em desuso; 

  • Utilizar repelentes e colocar telas em janelas; 

Procurar atendimento médico se tiver: dor nas articulações, dor no fundo dos olhos, febre alta, manchas vermelhas (nem sempre aparecem) e vômito.  

Temp
Temp



Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax