Destaques

Alunas da UFRRJ denunciam insegurança em alojamento no campus

Depois de mais um episódio de violência sexual, estudantes da pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) fizeram um abaixo assinado virtual reivindicando condições adequadas no alojamento da instituição, no município de Seropédica, na Baixada Fluminense. Segundo o relato das alunas, uma das alojadas sofreu uma tentativa de estupro no último final de semana. Ela foi abordada por um homem na entrada do prédio, reagiu e acabou socorrida por colegas, que acionaram a guarda local. O criminoso fugiu.
Todas relatam que se sentem vulneráveis diante da falta de estrutura da moradia e reforçam que não é o primeiro caso de violência. Segundo descrito no abaixo-assinado, o prédio, que pertence a instituição de ensino, é de fácil acesso a estranhos e não conta com segurança 24 horas. Durante a pandemia, mesmo com a suspensão das atividades presenciais, algumas alunas permaneceram alojadas, devido à distância de suas cidades de origem e mesmo da falta de condições e estrutura para manter a rotina de estudos e pesquisa em suas casas.
Em nota, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro informou que tão logo soube do ocorrido no alojamento agendou a reunião entre representantes da instituição e estudantes. Segundo o texto, entre as providências tomadas, está a suspensão das atividades presenciais no campus, que estejam impondo a permanência de alunas no alojamento. Além disso, foi oferecido apoio logístico, com a compra de passagens, para que as estudantes retornem aos estados de origem durante a pandemia e apoio psicológico à estudante vítima da violência do ultimo final de semana. A pró-reitoria se comprometeu a reiterar também à administração central o pedido de vigilância e verificar a possibilidade de instalação de câmeras externas no alojamento.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax